Roaming e net neutrality
Ontem o parlamento europeu votou o fim do roaming na europa e várias medidas para proteger a neutralidade da internet na união europeia.
O fim do roaming na europa não afecta os muitos cidadãos europeus que não viajam, mas pode ajudar a diluir as fronteiras um pouco mais. Mas é uma imensa vitória para os milhões de pessoas que viajam dentro da união, pois irá reduzir de uma forma brutal os custos de utilizar o telemóvel, o que cada vez mais pessoas que/precisa de fazer á medida que os telemóveis são cada vez mais a ferramenta que utilizados para organizar a nossa vida, e a cloud o local onde tudo é guardado.
As medidas aprovadas para proteger a neutralidade da internet significam na prática que os fornecedores de internet não vão poder dar preferência ao tráfego de umas empresas em relação ao tráfego dos seus concorrentes ou bloquear ou condicionar tipos específicos de tráfego (bloquear o skype, por exemplo).
O plano é que o roaming deixe de existir dentro do espaço económico europeu no final de 2015. Esta medida ainda será aprovada primeiro pelo conselho europeu, constituído pelos representantes dos vários países da união.
Veja a press release aqui.