Acerca

AnarcoDemocracia é a minha forma de definir um sistema de governo com um conjunto reduzido de leis, definidas pelo povo governado.

Antes de prosseguir, penso que é importante esclarecer um ponto. A Anarquia é muitas vezes associada com Caos, consequência de muitos dos que se anúnciam Anarquistas serem de facto Caoistas. É mesmo parte da definição hoje que a Anarquia a ausência de ordem politica. Mas não é nessa Anarquia que acredito, ainda que tenha consciência que possa passar por um (ou mais) periodo de Caos nesta minha vida, serão precisas ainda muitas gerações para tornar possível a Anarquia em que acredito, se é que ela alguma vez será possível.

Acredito numa Anarquia ordeira, em que a vastissima maioria da sociedade seja culta e socialmente consciência que as regras sejam desnecessárias, apenas porque cada elemento da sociedade preza os seus interesses com a mesma intensidade que os da sociedade que o rodeia. Acredito numa Anarquia em que o futuro não é colocado em perigo apenas porque os interesses de curto prazo de um pequeno grupo são considerados mais importantes do que os interesses da maioria e da descendência da sociedade.

Mas estamos muito longe de chegar a esse grau de consciência colectiva. Estamos muito longe mesmo. A grande maioria de nós não é capaz de esperar numa fila pela sua vez ou guardar o pacote do chocolate que acabou de comer, ou a beata do cigarro que acabou de fumar para a meter para o lixo mais tarde, quando mais pensar mais à frente.

Hoje a maioria da nossa sociedade tem um nível de cultura geral reduzido, muitas pessoas estão pouco consciêntes (e ainda menos interessadas) do mundo que as rodeia, e a grande maioria tem como única fonte de conhecimento os grande media tradicionais que, infelizmente, são tudo menos fidedignos e imparciais. E acima de tudo, a maioria das pessoas são centradas no próprio umbigo, consequência da filosofia de vida que impregna a nossa sociedade actual. E quanto mais elevada a posição social mais essa tendência se vê.

E é por isso que estes blog não é sobre como implementar uma Anarquia real. Não acredito que estejamos preparados para isso. Este blog não é como precorrer todo o caminho para nos tornarmos a sociedade que eu gostaria que fossemos, mas sobre os próximos passos nesse sentido. Sobre como trazer a democracia para mais próximo de cada um de nós.

Eu considero que as principais preocupações de qualquer governo deverão ser a Educação e a Saúde. Ao longo dos primeiros posts deste blog tentarei explicar-vos o porquê destas escolhas, mesmo quando comparadas com outras opções como a Justiça ou o Emprego. Não aprofundando muito o tema, penso que estas opções são as mais importantes porque uma sociedade de pessoas cultas e saudáveis (e livres) será mais justa e conseguirá mais facilmente criar riqueza e distribuí-la melhor.

Despeço-me apenas com o aviso de que aqui vão encontrar opiniões mais orientadas aos interesses da sociedade do que aos meus ou aos de qualquer grupo especifico dentro da sociedade. Isso inclui factores de idiologia politica (reservo-me desde já o direito de uns dias me encostar à esquerda e noutros à direita, de nuns temas ser liberal e noutros conservador), financeiros (vão ver-me defender a acumulação de riqueza e a sua distribuição – ao mesmo tempo), religiosos (defino-me como completamente amoral) ou quaisquer outros.

E não, não pretendo criar um partido, pois acho que eles são um meio e não, ao contrário do que já ouvi defender, um fim. Nos próximos tempos irão perceber… eu acredito numa democracia representativa opcional e apartidária, numa democracia de pessoas e não de partidos.