Portugal – Abstenções e Votos em Branco

Hoje foi dia de Eleições Presidênciais em Portugal. Ganhou a abstenção. Com mais votos que todos os candidatos juntos – os resultados ainda não são finais, faltam apurar 15 freguesias, mas a abstenção vais à frente com 52.49%. E isto sem contar com 1.92% de Nulos e 4.26% de votos em branco. Tudo somado – e todos estes são aqueles que não têm real interesse em nenhum dos candidatos – dá uma esmagadora maioria de 58.67% dos portugueses. É mais do que uma maioria absoluta. É quase uma maioria qualificada (2/3 dos votantes) – está precisamente 0.34% mais próximo de uma maioria qualificada do que de uma maioria absoluta.

Mas eu tenho uma duvida em relação a este resultado. Tenho uma questão profunda sobre ele. E essa questão é sobre o porquê de mais de 250 mil Portugueses terem ido às urnas hoje, para dizer que não estão interessados em nenhum dos candidatos, quando tendo ficado em casa tinha feito exactamente a mesma coisa.

Até 2006 havia duas razões para se ir às urnas votar em branco ou nulo. É que até 2006 uma das condições para se ser elegível para Presidente da República era ter votado em todas as eleições. Mas isso já não é verdade hoje. Até 2006 também, os votos em branco eram contados, o que significava que os votos em branco podiam forçar uma segunda volta entre os primeiros candidatos – nunca aconteceu, o único ano em que as Presidências em Portugal chegaram à segunda volta foi em 1986, em que Diogo Freitas do Amaral ganhou a primeira volta com 45,8% dos votos, os 0.3% de votos em branco não tiveram um impacto significativo nos resultados.

Assim – e eu sei que vai haver adepto do voto em branco que se vão torcer todos (no mínimo) – hoje não há nenhuma diferença entre votar em branco ou ficar em casa! A não ser que sair de casa para ir votar dá trabalho! Eu não sou a favor da abstenção. Mas sou a favor de expressar o meu sentido de voto da forma mais económica possível. E hoje a forma mais simples de expressar o meu sentido de voto é ficar em casa sentado no sofá!

Já estou a ouvir a geração da minha mãe, até talvez os meus sogros, a gritarem comigo, que no tempo da outra senhora não sei o quê, que a Revolução não sei que mais.

Sim, têm toda a razão. Acho que a liberdade é importante. Acho mesmo que a nossa Democracia é um bom começo.  Mas, colocando a questão do momento de forma pragmática, os votos nulos, os votos em branco e a abstenção são exactamente a mesma coisa! Formas de dizer que os candidatos (e/ou o sistema) não servem. E se todos servem para transmitir a mesma mensagem e não têm qualquer outra consequência, porque razão havemos de nos dar ao trabalho de escolher as que implicam acção?

No dia em que votos em branco elegerem lugares vazios, aí valerá a pena votar em branco! Até lá acho que não vale. Ficar sentado no sofá, parece-me, é uma boa forma de expressar o meu sentido de voto.

Aparentemente mais de metade dos portugueses concorda comigo!

3 Comments

Catarina NevesJanuary 24th, 2011 at 22:43

Pois, eu sou um caso.

Nunca votei porque achava e acho que é irrelevante o acto em si porque são sempre os mesmos que ficam.

Sempre foi assim, inclusive já nos primórdios da democracia.

Há também a questão de muitas pessoas que estiveram sempre ligadas à política e por onde foram passando era só porcaria, continuando o mesmo a acontecer actualmente.

Por isso, para algum dia votar, teria que mudar radicalmente muita coisa…

Marco AntonioApril 25th, 2011 at 19:03

Democracia em Portugal e Qualidade de Vida: como como compara Portugal com outras democracias sofisticadas?

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=76634

Bruno BorgesSeptember 14th, 2012 at 13:22

existe uma diferença bastante simples entre voto branco e ficar em casa!
quem vota em branco, em primeiro lugar é um cidadão que respeita os seus deveres e direitos enquanto cidadão! em segundo lugar é alguem que não viu nas alternativas apresentadas, uma solução! mas principalmente o voto em branco representa alguém que se preocupa e que esta atento! ou seja é alguem que participa de forma activa, que diz estar presente a classe politica e não ficou convencido com os argumentos e medidas que estes apresentam!

No meu ponto de vista a abstenção, representa na sua maioria, pessoas que não conseguem fazer a distinção entre voto nulo/branco e abstenção! e principalmente grande parte da abstenção sinceramente é gente que se preocupa mais com futebol do que com politica, são pessoas que não se interessam minimamente por politica e para eles é-lhes igual, o dia de hoje vai ser igual aos restantes dias da sua vida!

Leave a comment

Your comment