Financiamento do Estado – certificados de Aforro

Há uma questão que volta à minha mente com alguma frequência, e que está relacionada com o financiamento do Estado.

Indice da Dívida Pública Portuguesa a 2 Anos

 

Se o Estado está a pagar quase 9% de juros nos empréstimos a dois anos que faz junto da banca, porque é que só paga 1.877% nos certificados de aforro que sejam mantidos por 2 anos?

Financiar-se utilizando os certificados de Aforro ou certificados do tesouro não seria uma forma de reduzir a dependência do financiamento através dos especuladores financeiros?

E não seria esta também uma forma de incentivar os Portugueses a poupar mais um bocadinho, o pouco que conseguem?

Então porque é que o Governo não indexa os certificados de aforro (ou um novo tipo de certificados a termo fixo) ao indice da dívida pública com o mesmo prazo?

Imaginemos que o Governo lança um novo tipo de certificados de aforro com um juro de 85% da taxa média (cerca 7.3%+ a dois anos) da dívida pública na semana anterior à emissão dos certificados, com uma obrigatoriedade de permanência do prazo a que os certificados estivessem indexados. Iria isto reduzir o custo de financiamento do Estado?

Imaginando que o valor minimo de subscrição é reduzido (100 euros?) iria isto conseguir captar algum do pouco dinheiro que os portugueses ainda têm?

Mas, mais do que isto, se os bancos apenas pagam 5% de IRC porque emprestam dinheiro ao Estado, porque é que os juros dos certificados de aforro pagam 21.5%?

Serve isto os interesses do pais?

2 Comments

EduardoApril 14th, 2011 at 12:02

Os juros dos CA são calculados com base na Euribor a 3 meses.

Quanto a outros produtos… vê os Certificados do Tesouro. A partir do 5.º ano pagam os juros das Obrigações do Tesouro a 5 anos (as tais que andam nas notícias dos juros altos), mais a diferença entre os juros pagos nos primeiros anos (indexados à Euribor a 12 meses) e os juros das OT a 5 anos. E aos 10 anos (maturidade) pagam como as OT a 10 anos.

Este mês os juros dos CT são 1,95% do 1.º ao 5.º ano, 6,8% do 5.º ao 9.º e 7,1% no 10.º

Marco NevesApril 14th, 2011 at 20:32

Olá Eduardo,

Tens razão. Os Certificados do Tesouro têm realmente taxas de juro iguais às das Obrigações do Tesouro a 5 ou 10 anos. A razão porque as ignorei foi devido ao montante mínimo de subscrição ser demasiado elevado para incentivar a maioria das pessoas à poupança – o valor mínimo deveria ser bem menor – 100 a 250 Euros.

Adicionalmente convém não esquecer que a essas taxas de juro são retirados 21% de IRS, deixando um valor final máximo, neste momento, de 5.6% no final dos 10 anos.

Marco

Leave a comment

Your comment