Homens da Luta – A Luta é Alegria
Por vezes dás contigo desanimado,por vezes dás contigo a desconfiar,por vezes dás contigo sobresaltado,por vezes dás contigo a desesperarDe noite ou de dia,A luta é alegriaE o povo avançaÉ na rua a gritarDe pouco vale o sinto sempre apertadode pouco vale andar a lamuriarde pouco vale um ar sempre carregadode pouco vale a raiva para te ajudarDe noite ou de dia,A luta é alegriaE o povo avançaÉ na rua a gritarE traz o pão e traz o vinhoE vem o velho e vem o novo e o meninoE traz o pão e traz o vinhoE vem o velho e vem o novo e o meninoVem celebrar esta situaçãoE vamos cantar toda a reacçãoVem celebrar esta situaçãoE vamos cantar toda a reacçãoE traz o pão e traz o vinhoE vem o velho e vem o novo e o meninoE traz o pão e traz o vinho…
Esta é a canção que este ano representará Portugal na Eurovisão. Encontrei no Facebook o link para o video no site da Visão.
Tive que ouvir a música e escrever a letra para tentar percebê-la antes de fazer comentários, e a verdade é que depois disso continuo sem grande coisa a dizer ou acrescentar. Na realidade nem consigo perceber se a música é um incentivo ou uma critica à luta popular.
Aposto mesmo que há um conjunto significativo da população portuguesa que a vê como um incentivo, uma pequena fracção que a percebe como uma critica, e um terceiro grupo que vê nela apenas breijeirice – do qual uma pequena parte se preocupa que ela nos respresente na eurovisão, porque muitos dos elementos deste grupo não querem nem saber da eurovisão.
Mas a verdade é que grupos como os homens da luta ou os deolinda têm hoje um peso importante na musica portuguesa e isso não se deve ao povo Português ser parolo. O povo Português, como todos os povos se olhados com a lente certa, é parolo. Mas estes grupos de luta são cada vez mais populares em Portugal porque o povo Português, como outros povos um pouco pela a Europa, vive mal, e cada vês pior.
E talvez por isso este ano os Homens da Luta surpreendam pela posição em que terminarem o festival da Eurovisão.